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Fashion Week

Algumas vezes por ano, o mundo da moda se mobiliza em diversos destinos globais para uma semana de desfiles, street style e novidades que prometem dominar as próximas temporadas. Das principais capitais, Nova Iorque, Londres, Milão e Paris. As fashion weeks são partes fundamentais da indústria, fonte inesgotável de inspiração e também de polêmicas. Mas você sabe quando o fenômeno começou? Como funciona? Os bastidores por trás do calendário disputado? Pois é exatamente isso que a gente vai te conta sobre o mundo fashion!

O que é uma Fashion Week?

Durante mais ou menos uma semana por estação, as marcas e estilistas mais importantes de cada lugar mostram suas novas coleções de Outono/Inverno e Primavera/Verão em formato de desfile, vídeo ou apresentação. Por trás da badalação, o evento é importante para a indústria local, para a fomentação de novos negócios e para o setor econômico de cada país.

Origem

A primeira semana de moda, mais conhecida como fashion week, foi idealizada pela publicitária norte-americana Eleanor Lambert, em 1943. Ela criou a Press Week, reunindo profissionais da área de comunicação de moda e designers americanos, com o objetivo de divulgar suas criações. O evento tornou-se a primeira Semana de Moda e surgiu em razão das consequências deixadas pela Segunda Guerra Mundial, quando países como a França, por exemplo, significativamente envolvida no conflito, não conseguiram investir nos desfiles de grandes grifes.

Paralelamente em 1945, com a criação do Chambre Syndicale De La Haute Couture, as marcas de alta-costura passaram a organizar desfiles de maneira ordenada. Em 1947, Christian Dior apresentou a histórica coleção onde introduziu a silhueta “new look”, o desfile revolucionou a moda e foi um dos primeiros a permitir a presença de fotógrafos.

Nos anos 60, com o crescimento do prêt-à-porter, os desfiles tornam-se frequentes e cada vez mais especiais.

Quem vai?

O glamour da primeira fila é elevado através da presença de celebridades, influencers e dos principais editores. O público é na maior parte composto por profissionais da indústria. Para os buyers ou seja, compradores e colecionadores, é oportunidade de conferir as coleções de perto e fazer suas escolhas. Para editores e imprensa, é a chance de analisar as tendências emergentes e descobrir novos talentos, já para clientes fiéis, é uma forma de prestígio e recompensa pela fidelidade à marca, além do valioso networking que é relevante para todos os envolvidos.

Quando acontece e como são separadas?

Todo ano acontece a semana de moda em 4 capitais da moda no mundo, Milão, Paris, Londres e Nova York que duram entre 7 a 10 dias e são separadas em duas temporadas: Outono/Inverno que normalmente acontece em janeiro a março e Primavera/Verão que vai de junho até outubro.

Muitas marcas já não acompanham mais esse calendário e lançam suas coleções ou até uma coleção por ano em outras datas em outras datas.

Esse calendário é baseado nas datas das estações do clima do hemisfério norte e por isso sempre vemos coleções de inverno sendo lançadas quando estamos, no Brasil, no verão.

A semana da moda é dividida em três categorias:

Haute Couture/ Alta Costura, que só acontece em Paris, em janeiro e em julho. É a categoria que abre a temporada e normalmente é mais curta e têm no mínimo 35 looks mais conceituais e exclusivos. Quem desfila: Dior, Chanel, Valentino, Givenchy, Giambattista Valli e outras.

Prét-à-Porter/ Ready-To- Wear/ Pronto para vestir: acontece em março e setembro. Mais “acessíveis” e comerciais, roupas produzidas em massa. Quem desfila: Calvin Klein, Michael Kros, Vera Wang e mais.

Resort/ Cruise Colletion, acontece em julho/julho. É a categoria mais flexível que não segue o calendário e não são todas as marcas que apresentam. É o lançamento de coleções de beachwear/praia focada no alto verão, acontece um pouco antes do verão do hemisfério norte.

A Fashion Week além de determinar as tendências que veremos no mercado e mostrar os produtos e marcas que estão em alta, ela reflete os acontecimentos e comportamentos da sociedade!

Pois afinal isso é a moda, o reflexo de uma sociedade.

NYFW

A pioneira é também considerada a mais comercial, com equilíbrio interessante entre nomes emergentes e marcas tradicionais como Ralph Lauren, Calvin Klein e Michael Kors. Tipicamente, as roupas mais usáveis e a influência de streetwear e athleisure, marcas registradas da moda made in USA, aparecem ao lado da polidez sofisticada da estética nova-iorquina.

Realiza-se na primeira quinta-feira de fevereiro. É considerado o evento de moda mais badalado da atualidade.

LFW

Acontece sempre logo após o NYFW, durante cinco dias em que ocorrem desfiles, exposições, apresentações musicais e bate-papos com especialistas. Os varejistas britânicos aproveitam o evento para oferecerem descontos nas grandes lojas.

Considerada a mais vanguardista, é lá que muitos talentos tiveram suas primeiras chances. A capital é famosa por incentivar novos nomes e foi a primeira a transmitir desfiles ao vivo em 2010. Organizada pelo British Fashion Council, a edição londrina é a mais jovem do quarteto, tendo sido iniciada em 1984. Justamente por ser palco de tantos criadores estreantes, looks conceituais são comuns e a riqueza de propostas conta com nomes tradicionais como Burberry e queridinhos cult como J.W Anderson e Richard Quinn

MFW

Apesar de alguns desfiles de alta-costura serem realizados em Florença desde o início da década, foi em 1958 com a criação da Camera Nazionale della Moda Italiana que a semana de moda oficialmente nasceu e foi transportada para Milão, berço da indústria local. A excelência técnica e a riqueza da matéria-prima são marcas registradas da moda made in Italy e o maximalismo é destaque seja em versão kitsch intelectual como na Prada, no sex appeal da Versace ou na excentricidade da Gucci.

É realizado em quatro edições – em fevereiro e setembro, para os desfiles femininos; em janeiro e junho, para os masculinos.

PFW

Considerada a mais importante, Paris é o epicentro da alta moda, os desfiles de alta-costura iniciaram em 1945, mas a semana de moda francesa começou em 1973 e foi inaugurada com a histórica “Batalha de Versalhes” — evento beneficente que reuniu os maiores nomes da moda americana e francesa em uma batalha com intuito de angariar fundos para a restauração do palácio de Versalhes.

É a mais glamourosa e disputada, representando a moda como sonho e também concentra os maiores nomes do alto luxo como Chanel, Dior, Valentino, Balenciaga e Givenchy.

 

E aí, você já sabia sobre a história das semanas de moda? Me conta aqui nos comentários. 

Espero que você tenha gostado do conteúdo. Beijoooos e até o próximo post!

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